sexta-feira, outubro 28, 2005

A nossa querida língua Inglesa

My dear diáriozito:
já andava há uns dias para te falar neste assunto, até que
encontro uma amiga inglesa no café do S. Luis, prestes a entrar no ensaio.
Eram umas onze e meia, a chuva no seu apogeu matinal e ...
Lembrei-me de ...deixa lá ver a reacção:

- Como é que te soam os Portugueses quando cantam em inglês?
Sem resposta imediata, achei melhor reformular:
- Não te preocupes, tenho curiosidade em saber a tua opinião...apenas por mera ...
Não muda nada...acrescentei.
- Bom, sabes...(hesitando e procurando algo que fosse correcto) os Portugueses dizem as ...P A L A V R A S ...muito bem
D I T A S .
Demasiado...tudo muito bem falado....como nenhum Inglês jamais diria....olha , tenho de ir andando! ...
Disse apressada, e se calhar, um pouco incomodada com a conversa.

Como não podia deixar de ser, fiquei a matutar um segundo...e muitas coisas me passaram pelo estreito.

É um assunto delicado e sensível, meu querido diário.
Não me quero precipitar em conclusões a propósito de algo mais ou menos convenientemente expiatório...
Mas nem isso....apesar de tanto energúmeno ignorante em estágio de jornalista à procura ...

Para mim, são Portugueses como eu, os que se exprimem em Inglês...sem dúvida.

Mas...

Alguém os leva a sério?

3 comentários:

Unknown disse...

Descobri hoje este blog e gostei do que li, parabéns.

Unknown disse...

Querido diário do João Gil...

Alguém os leva a sério?
...Nem aos que cantam em português, quanto mais aos que cantam em perfect english.

A mim enjoa-me a música cantada em inglês, passo a explicar... claro que adoro muitos músicos e cantores very british or very american, mas ultimamente, se oiço muitas vezes a mesma música cantada em inglês, fico definitivamente enjoada, literalmente.

É que tenho um pequeno defeito, tento ouvir um cd completo vezes sem conta e são os poucos que sobrevivem ao desgaste, principalmente os de língua inglesa, o último do Leonard Cohen sobreviveu.

Mas que grande barafunda, sorry, já nem sei bem qual era a interrogação?

bom fim-de-semana diário do J.G.
Até

Zelia M Evora disse...

João,

Posso dizer-lhe como "canadiana" e não como inglesa quejulgo que os portugueses cantam melhor em ingles do que falam em ingles!

Se os levam a serio como cantores no estranjeiro, bem isso não sei, mas que soam bem, acho que sim... eu que nem sou de ser fã deste ou daquele adoro por exemplo ouvir um Nuno norte a cantar em ingles (mesmo que goste mais dele nesta vossa ultima musica) e adoro ouvir o Gomo... mas quem sou eu... só uma miuda qq emigra:) que espera que o seu filho aprenda portugues e ingles ao mesmo tempo para cantar ou fazer qq outra coisa que ele ache ser o seu sonho:)