quarta-feira, novembro 16, 2005

Lisboa/Porto

Meu querido e viajado diário:
Há quanto tempo não fazes Lisboa/Porto by train?
Pareço um puto chavalo e feliz...
Um turista interno...bruto.
Só me faltam os calções e a camisa da Flórida…
Escrevo na maçã, bebo um café, leio o jornal.
Belisco-me, pelo sim pelo não.
Será isto tudo verdade?
Que dizer da aparente velocidade do abiãoue?
Saloiices?
Qualquer dia lembram-se do quimboio,
os homens da pasta preta.
Tira o cavalinho da chuva meu querido,
porque eu, meu caro, romantizo sempre a cena.
Gosto de andar à chuva.
Gosto de me molhar pelo prazer.
Porque me limpas meu amor?
Quem te disse que era sujo, o óleo que da minha carruagem
exala de tábua em tábua...até à estação seguinte.
Agora entendo-te Sérgio...à espera do comboio,
na paragem do autocarro.








10 comentários:

River disse...

Caro JG,
sou admiradora do seu trabalho desde sp! Os Trovante acompanharam a minha adolescência e em cada concerto (e foram mt), cantava do principio ao fim... Lá estão todos os vinis na casa do Ribatejo, guardados em jeito de baú de recordações :o)
Continuei a gostar na Ala doa Namorados, até pq adoro a voz do Nuno G.; e agora em CD, lá estão todos (mas na casa de Lx, pra me "alimentar de vez em qdo ;o). O auge foi mm o Concerto do S. Luiz, estav alá pois!
Agora a Filarmónica... comprei o CD, mas confesso-lhe q me "preenche" menos q as bandas anteriores... no entanto espero ir a Sintra, pra tirar a limpo esta opinião.
Descobri o seu blog hj no "Murcon", e perdoe-me a ousadia; aproveitei pra lhe escrever e elogiar o seu trabalho; é q gosto mesmo mt do k escreve, acredite!
PS. Tenho q por os olhos no livro...
bjs... e ah! vou ficar assídua deste espaço ;o)

m disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
António_Pinto_de_Mesquita disse...

João, finalmente descubri o mundo dos blogs, caso te perguntes quem sou digo apenas que o filho da Fatima e do Simeão. Parabems pelo blog, um lugar para se escrever coisas que ninguem tem que entender a não ser talvez nós e algum amigo.

Se quiseres ver algumas das minhas disparatadas ideias, podes em : http://devaneiosestranhos.blogspot.com/
Abraço

Mitsou disse...

Só quero deixar um beijinho de muita admiração.

Mariana disse...

e aos Açores?! :) ( bem sei que tem cedilha...mas não se tropeça!) ;)

fatiminha disse...

também tenho saudades, tantas tantas. agora nunca vou de comboio para lisboa, nem venho de comboio de lisboa. e do sérgio, há quanto tempo não o vejo...

Maria disse...

Os ruídos, as paisagens fugidias (onde tudo parece mais bonito e cinematográfico...), os movimentos dos companheiros de viagem, o vai e vem de vidas que deixam sempre algo nos bancos vazios...Enfim, viagens inesquecíveis, principalmente se vamos sozinhos, só com os pensamentos a borbulhar...

Andre Frazao disse...

"Vá combóio meu combóio carrega na velocidade
pára só quando chegarmos à cidade"
Da
"Rapariguinha descalça e leve com um vento súbito e claro nos cabelos"
ao
"Velho casario que se estende até ao mar"
"cada apitadela tem uma história pr'a contar, que não se agarra a uma maneira, ou história de contar"
Em meia dúzia de escritos alheios, outras tantas violações aos direitos de autor. A culpa é das memórias que Lisboa, o Porto, as e da viagens de combóio trazem. Vá-se lá entender, eram ricas em canções no velho walkman Sony. Das tuas vizinho, das de outros encantandores.

Zelia M Evora disse...

Adoro viajar de comboio. A minha lua de mel foi um interrail a itália (aos 34 anos... ) quando toda a gente dizia que eu era louca e que devia estar a ver tectos... ora, quem quer tectos quando ha janelas??? Quem disse que o amor tem de ser virado para cima ou para baixo:)

Ella disse...

João:
Sou uma egoísta, confesso. Desde que conheço este cantinho - há uns meses, porque, felizmente para mim, o André do Caixa da Costura é mais altruista que eu - que "rezo" para que não se torne tão divulgado como o Murcon. Estava habituada a ouvir o JMV do outro lado da rádio, durante muitos anos, como se falasse só para mim, e não me agrada nada ser confrontada com o facto de que, afinal, o meu JMV, aquele cuja voz me entrava pelo quarto lá pela meia-noite, é de toda a gente (cheguei a escrever-lhe uma carta para o Sexo dos Anjos, mas nunca fui capaz de lhe deixar um comentário no blog!).
Gosto tanto do ambiente intmista, silencioso, que se vive aqui, o mesmo que sinto quando ouço a tua música cá pelos meus espaços, e por isso tenho este blog como um segredo (e vou torcendo para que todos façam o mesmo) mesmo sabendo que,inevitavelmente, um dia vai haver por aqui uma legião de fãs...
Estou à espera de um concerto da Filarmónica aqui por Braga, e esse prometo divulgar.